Para você alcançar os resultados desejados com um procedimento estético é essencial seguir à risca alguns cuidados no período depois da cirurgia. E é neste momento que percebemos a importância da drenagem linfática no pós-operatório.
Isto porque, além do repouso, da atenção com a alimentação e do uso de remédios recomendados pelo especialista, a drenagem do pós-operatório tem um papel fundamental para manutenção e uma melhor percepção dos resultados.
Quando uma paciente realiza este tipo de procedimento na fase de pós-operatório, os resultados da cirurgia podem ser potencializados e até acelerados.
Para você ter uma ideia, a drenagem linfática no pós-operatório representa até 30 % no resultado de determinadas cirurgias plásticas. Por isso, é tão importante saber o que significa drenagem linfática.
Qual a importância da drenagem linfática no pós-operatório?
Apesar de ser um procedimento amplamente divulgado e oferecido em clínicas de estética, várias pessoas não sabem ao certo o que é, como é feita e qual a importância da drenagem linfática no pós-operatório.
Muitas mulheres, empolgadas com a sua cirurgia e acreditam que sairão da sala de operação em perfeitas condições, com 100% do resultado atingido.
Mas não é bem assim. A cirurgia plástica faz parte de um processo, que exige também um pré e um pós-operatório realizados com responsabilidade e segurança.
Mas, afinal, o que é e para que serve a drenagem linfática?
Resumidamente, podemos dizer que se trata de um tipo de massagem que auxilia a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo por meio do sistema linfático.
isso é muito importante porque o ato cirúrgico causa lesões ao corpo, como a destruição de vasos e nervos. Há ainda o dispersamento de líquidos do interior das células para a camada abaixo da pele. Essa ação promove hematomas, edemas, dor e diminuição da sensibilidade cutânea.
A drenagem linfática pode ser realizada por profissionais, usando as mãos ou aparelhos específicos para esta finalidade.
A drenagem, normalmente, é iniciada três dias após a cirurgia e, em média, são feitas no mínimo 10 sessões. A data certa para começar e a quantidade de vezes que você precisa fazer são indicadas pelo seu cirurgião plástico.
Os benefícios da drenagem no pós-operatório
Dependendo do procedimento cirúrgico que você faz, é normal que após a operação o organismo retenha líquidos em uma quantidade maior do que a que o corpo consegue drenar naturalmente.
Por isso, para diminuir o inchaço pós-cirúrgico e ter uma recuperação mais rápida e natural, a drenagem linfática é super indicada.
Graças aos movimentos circulares e a pressão usada neste tipo de massagem, consegue-se:
– Melhorar o fluxo sanguíneo
– Diminuir a retenção de líquidos
– Aliviar as dores
– Acelerar a cicatrização
– Reduzir fibroses
– Eliminar marcas e hematomas
– Nutrir as células
O procedimento é indicado para a recuperação de inúmeras cirurgias. Mas entre as mais comuns está a: drenagem linfática pós-abdominoplastia, pós-lipoaspiração e pós rinoplastia.
Isso porque ela ativa a circulação celular, movimentando placas que podem ficar paradas na região do abdômen, desinchando e evitando a deformidade na região.
Graças aos seus benefícios é comum os médicos indicarem a drenagem linfática da mama. Por exemplo, para a mamoplastia e a colocação de Prótese de Mama.